segunda-feira, 4 de maio de 2009

Troca de Fluidos

Engajamento teórico

“Fala muito e faz pouco”. Essa tão antiga, quanto usada, máxima, é muito conhecida nos meios populares, sendo aplicada, atualmente, em lamentável demasia, pelos mais variados grupos; dentre esses, pode-se destacar os políticos, pastores, representantes em geral, e a mais nova espécie de pseudo-filantropos: as celebridades engajadas em causas pró humanidade.

Em se tratando de belos discursos eloqüentes e comoventes, esse grupo é certamente perito. Não obstante, esse engajamento, infelizmente, se faz único e exclusivamente teórico. Haja vista os meios de se alcançar tal objetivo, que quando se tem astros da mídia como referência, são praticamente inexistentes.

A enorme influência causada por esse célebre grupo, sobre os ordinários, é inegável. Não se pode omitir o fato de que, as “estrelas”, dando um bom exemplo de como se portar diante dos problemas sociais, políticos, econômicos, ambientais; acabam por conscientizar o povo, sobre um triste quadro que se apresenta. Não deixando os problemas caírem no esquecimento, eles fazem com que os políticos, a quem compete essa responsabilidade social, sejam lembrados freqüentemente e, por conseguinte, seja possibilitada a atuação dos mesmos sobre os infortúnios da humanidade (o que nem sempre acontece).

Muito bom seria, se fosse digno esse engajamento nas causas humanitárias. Porém, o que se pode perceber em relação às pessoas com esse demasiado anseio filantrópico, é uma enorme intenção de autopromoção de imagem, fazem as famosas boas-ações e se tornam “bem vistas” diante do público, residindo aí o grande problema. O sujeito pode até ter uma boa intenção, entretanto, quando são sinceros os votos de participação nessas causas, sua contribuição para tal é ínfima.

Para que essa sociedade faça a diferença, de fato, com suas causas; é necessária uma maior participação dos representantes políticos, atuando mutuamente com as celebridades, na resolução dos problemas que tanto nos afligem. Apenas desse modo, esse grupo que tanto discursa, irá começar a agir realmente.


por Bruno Lima

Nenhum comentário: