domingo, 15 de março de 2009

Coluna do Mestre

Devido às mudanças ocorridas em relação ao Currículo Bilíngue do Colégio , a orientadora Maria Virginia Freire recebeu, gentilmente, as alunas Débora Grahl, Ana Cláudia Andrade e Juliana Zero e prestou maiores esclarecimentos.


Qual foi o motivo da construção de um novo bloco, apenas para os alunos do Currículo B?
Em primeiro lugar, nós tinhamos aqui no Colégio uma questão muito séria de espaço. As turmas foram crescendo, o espaço físico não acompanhou esse crescimento e, então, percebeu-se a necessidade da construção de um espaço maior para atender esses alunos.


E por que esse bloco concentrou apenas os alunos do currículo B?
Exatamente porque essa demanda era com esses grupos. Haviam muitos alunos, para salas muito pequenas. A Fundação viu essa necessidade e fez esse investimento para que melhor pudéssemos atender vocês.


Quais são os benefícios que os alunos terão com essa mudança?
Em primeiro ligar, como já foi dito,  o espaço.Também haverá melhor iluminação em comparação ao que vocês tinham anteriormente. As salas tambem terão os equipamentos de mídia, só que toda mudança requer um tempo para a adaptação, as coisas ainda estão chegando.

Por que a existência de uma orientadora apenas para o Currículo B ao invés de uma específica para cada série, como era antes?

Vejam bem, até então não havia uma orientadora só para o Currículo. A ideia disso é que eu possa fazer uma maior integração de vocês com o Currículo A. Essa será a minha proposta de trabalho. Darei atenção também à especifidade, pois existem coisas que são especìficas do Currículo B . Eu acabei sendo escolhida para isso, pois sou uma pessoa que já trabalha há 11 anos com esses grupos, conheço as famílias, os alunos. Então eu espero poder vir a contribuir, ser uma soma para voçês, \ em termos de construir esse perfil de Currículo.


Como será resolvido o problema do barulho proveniente do ginásio que fica logo ao lado das salas?
Nós acreditamos que quando tivermos as cortinas e os ventiladores poderemos melhorar esse problema, no entanto, saná-lo 100% nãoo será possível. Precisamos manter nossos pézinhos no chão e saber da realidade, mas podemos diluir esse barulho. Vocês até já conversaram sobre mudar de sala nas épocas de provas, o que já foi conversado com outras diretorias, para que voces possam fazer essas provas em salas mais silenciosas. Eu entendo essa questão e até já imaginei como será quando tiver ensaio de festa junina. Ninguém merece. Então vamos ver que providências poderemos tomar, mas eu acho que com as cortinas já podemos minimizar essa situação.

Por último, gostaríamos de saber se você não acredita que esse bloco possa vir a segregar mais ainda os alunos do Currículo B?

Sendo bastante sincera, eu acho que não. Eu acho que a segregação vem muitas vezes de vocês, que se isolam dos outros. É relativa a questão do espaço físico. Ele pode ajudar sim, pois estamos muito bem localizados e a apenas 30 segundos dos outros blocos. Mesmo porque, o que eu tenho observado é que muitos alunos preferem ficar por aqui ao invés de descer para o pátio e ficar em um local onde poderiam estar mais próximos dos outros alunos. Ficam dentro da sala de aula, não saem, então eu tenho que mandar embora (risos). Eu acho que não é somente aquilo que a escola faz, mas também aquilo que vocês vão fazer para diminuir essas diferenças.

6 comentários:

Anônimo disse...

Se fecharem a parte de cima do ginásio ( mas só do lado do bloco) o problema do barulho pode melhorar.

hank disse...

Você tem problemas com barulhos? Compre um ventilador e uma cortina que sempre melhora!
Sério, não entendi a relação... o vento vai espalhar as ondas sonoras? rs

O mais inteligente seria, ao meu ver, colocar vidros mais grossos, especialmente feitos para proteger a acústica das salas. Agora, em dias de calor a coisa seria feia. Se (pelo que entendi) não tem nem ventilador ainda, a chegada do ar-condicionado no Porto está um pouquinho distante... =P

Anônimo disse...

como foi discutido esse novo bloco... meu Deus! Depois da entrevista, entendi um pouco o lado da orientadora e concordo em alguns aspectos, mas nunca vou conseguir aceitar essa ideia de separação segregação pois um bloco que é chamado de "complexo do alemão" não pode ser considerado normal...

hank disse...

Complexo do alemão huahuahauahuahauhauahuahauhauhauahu
Ow, de boa, o cara que inventou esse termo é um gênio! Faz piadas quase melhores do que as minhas hahahaha

Anônimo disse...

eh o carlson tbm morreu de rir depois de ouvir! a gente chama de auschwitz mesmoo

Juliana Zero disse...

Eu achei esclarecedora a entrevista da Virginia. So nao concordo com a generalizacao da questao da segregacao. Nao duvido que muitos ajam da maneira como ela descreve. Mas o que eu temo, eh que esse isolamento fisico contribua para o desenvolvimento de exclusao nas criancas. Acho que essa postura destes que o fazem eh fruto de um processo familiar e cultural, que a escola deveria levar ao sentido oposto, buscando aproximar sempre o curriculo A do B. Fico preocupada com as consequencias que isso trara para os mais novos.