Montada pelo segundo ano consecutivo por alunos do ensino médio, “O Auto da Barca do Inferno” estréia em Junho com divertidas mudanças. A peça é baseada no célebre trabalho de Gil Vicente que une, de forma tragicômica e moralista, alegoria e sátira. As estruturas são as mesmas: estereotipadas figuras se submetem ao julgamento do benévolo Anjo e do ácido Diabo, desesperadas por saber se passarão o resto de seus dias no Céu ou no Inferno. Porém, nem tão similar à obra de Vicente é essa montagem.
Contemporâneo, o novo espetáculo traz personagens que circundam nossa vida cotidiana: torcedores fanáticos por futebol, políticos corruptos, celebridades megalomaníacas, terroristas desiludidos, narcotraficantes enciumados e, inclusive, eufóricos formandos em viagem a Porto Seguro exibem em palco suas trajetórias ao paraíso ou ao inferno sob a regência dos caricatos Anjo e Diabo. Este, ostentando um empoeirado ar de ‘tiozão’ enfezado, e aquele, debilmente ingênuo e cegamente piedoso. A diversão se descobre nos exageros realistas que transbordam do comportamento de cada figura social, salientando o arquétipo social e a leve crítica enrustida na trama.
A apresentação ocorrerá dia 11 de Junho, no auditório do Colégio Visconde de Porto Seguro, às oito horas da noite. O vídeo disponível abaixo foi produzido pelo próprio elenco e convida a todos para a performance. A entrada é franca, portanto literalmente não custa nada se deixar entreter pelo cunho cômico-crítico da noite. À Barca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário